Nova sede da Apple terá dimensões de nave espacial

Em mais um de seus lampejos, Steve Jobs propôs a construção de um gigante centro operacional em formato circular com todos os vidros curvos

Nova Sede da Apple em Cupertino - Formato de Nave Espacial
iNave de 600 mil metros quadrados. Nova sede da Apple, em Cupertino, visa suportar o rápido crescimento da empresa

 

A Apple conseguiu aprovação dos parlamentares de Cupertino, na Califórnia, para construir uma ampliação da sede, também localizada na cidade. A empresa havia comprado um enorme terreno, no antigo local onde ficava a sede da HP, e dependia do aval legal para iniciar a construção que deve resolver o problema de acomodação da fabricante.

Steve Jobs, CEO da Apple, esteve pessoalmente na Câmara Municipal da cidade para apresentar os planos da empresa, que incluem um prédio em formato de nave espacial que comporta 13 mil pessoas. Atualmente, há 12 mil funcionários em um espaço que suporta apenas 2.800.

Segundo o CEO, ainda sob licença médica, o prédio “será muito parecido com uma nave espacial aterrissada”. As imagens mostravam uma construção redonda, muito parecida com um estádio, com um espaço verde aberto no centro. Em relação ao tamanho total do terreno, o espaço ocupado pelo prédio será mínimo.

Mais precisamente, somando o prédio e algumas outras pequenas construções próximas, o espaço construído deve ocupar 20% do total. O resto será todo arborizado. Jobs, apoiando-se no discurso sustentável, ressaltou o fato de que o novo projeto inclui a plantação de 2,3 mil árvores e um incremento de 350% de espaço verde.

“É um círculo. É tudo curvado. Se você vai construir coisas, esse não é o modo mais barato. Não há um pedaço reto de vidro, é tudo curvo. Nós usamos a nossa experiência adquirida pela construção de prédios ao redor do mundo, e sabemos como fazer os maiores vidros para fins de arquitetura”, orgulha-se.

Durante a explanação, Jobs disse ao conselho que a Apple está buscando “grandes arquitetos” para o projeto, alguns deles “os melhores do mundo”, para chegar ao resultado final do projeto.

O espaço, além de acomodar devidamente os empregados, terá ainda um grande auditório, o qual passaria a ser usado para os eventos da Apple. O novo edifício terá quatro andares e um estacionamento subterrâneo de também quatro andares.

Um dos políticos presentes questionou Jobs sobre que benefícios a cidade teria com a construção, que não deve substituir a anterior, mas complementá-la. A resposta foi a mais óbvia. A Apple é a maior contribuinte, em termos de impostos, para o município, que deverá ganhar ainda mais.

Por fim, após ter sido aplaudido euforicamente ao entrar, Jobs recebeu uma “homenagem” de um dos parlamentares, que levantou seu iPad 2 e o agradeceu por ter criado o aparelho: “Eu amo. É uma tecnologia maravilhosa”, disse.

As obras devem começar em 2012 e a conclusão está prevista para 2015.

 

Prefeito de Cupertino autoriza construção

O prefeito de Cupertino, Gilbert Wong, divulgou um comunicado informando que o Conselho da cidade aprova o projeto do novo campus da Apple.

“Quando a Apple entregar seu plano de construção no final deste ano saberemos que estaremos diante de uma construção de vanguarda com todas as oportunidades e desafios que isso representa”, disse o prefeito.

O design do prédio chamou atenção de todo mundo e Mike Elgan, do Datamation, afirma que o edifício diz muito sobre a Apple. Para começar, o seu tamanho indica que a Apple pensa grande; sabe muito sobre marketing e símbolos (o novo campus deve ser a referência quando a imprensa se referir à Cupertino), mostrando o seu tamanho, estética e poder.

Elgan também diz como a Apple é obcecada pela filosofia da perfeição, já que o círculo é considerada a forma perfeita.

“Os prédios podem ser bonitos, mas estacionamentos são feios. Então, a Apple está colocando os carros no subsolo (mesmo que seja um projeto caro). Todo o local que seria destinado aos carros será usado em parques e árvores, para lembrar aos visitantes o uso original da terra“, explica Elgan.

Além disso, tudo na Apple gira ao redor de Jobs. O CEO da empresa afirmou em audiência que comprou o antigo campus da HP porque os fundadores lhe deram um emprego de verão em 1969 e aquele é, para ele, um local especial.

Fonte: techtudo